A escolha das cores

Quando um Layout tem que ser desenvolvido sem tons de cores previamente definidos pelo cliente, nossa criatividade é posta em prova. Precisamos criar um critério para a decisão das cores que vamos utilizar e tem que ser coerente com o objetivo do projeto.

É claro que todo cliente se acha designer, que nossa decisão será questionada e que ele vai sugerir trocar o verde pelo azul. Acontece. Mas não podemos deixar que o gosto do cliente colida com as funcionalidades realmente necessárias para o público-alvo. Para evitar isso precisamos estudar e ter bons argumentos para justificar a criação.

O estudo deve começar pela composição de uma paleta de cores, com em média cinco cores-base que servirão para a criação do layout. Quando não existe um padrão estipulado pelo cliente, criamos uma metodologia para buscar as cores da composição.

Algumas dicas para a escolha das cores:

  1. Cores complementares
    Uma paleta composta de uma cor primária (vermelho, amarelo ou azul) e outra secundária (verde, violeta ou laranja), que se neutralizam. São um bom exemplo de composição e precisam ser usadas sem exagero.
  2. Tons pastéis
    Após escolha da cor base, pode-se completar a paleta com tons de cinza, ou cores claras em tons pastéis. Esse tipo de paleta deixa um visual sofisticado e clean, costuma funcionar muito bem.
  3. Principais tons de uma Imagem
    Li uma vez no blog do Luli Radfahrer e achei o conceito muito interessante: A partir de uma imagem que tenha a temática semelhante à do cliente aplicamos um efeito de mosaic. O resultado é uma ótima dica da cores que podemos utilizar para a concepção do layout.

Aplicação de Mosaico

Para aprofundar, podemos dar uma olhada na psicologia das cores ou visitar o banco de paletas, criado pela Adobe e alimentado pelos usuários. Ou ainda, com um pouco mais de tempo, existe o site Color in Motion que explica a teoria das cores com videos divertidos e uma linguagem muito inteligente. Altamente Recomendados.

Depois disso tudo, fica fácil achar uma boa maneira de dizer ao cliente que o verde foi a melhor opção para o layout dele. Vamos torcer para que ele entenda.