Aumente suas visitas sem fazer muito esforço

Ao procurar por maneiras realmente eficazes de melhorar o desempenho de um site em mecanismos de busca (técnica conhecida como SEO), fiz alguns testes em sites pessoais e de clientes e algumas semanas depois já tenho ótimos resultados. Resolvi então organizar essa experiência para servir como um bom guia de consulta sobre como aumentar as visitas de um website.

Primeiro passo: ter um site acessível a sites de buscas

Existem alguns métodos de desenvolvimento que tornam um site inacessível não só a mecanismos de buscas quanto a dispositivos móveis e outras mídias com acesso a web. Para pensar em ganhar visitas, você primeiro deve se livrar um a um destes itens listados abaixo.

  1. Layout montado todo com tabelas (table, tr, td).
  2. Conteúdo todo em flash.
  3. Redirecionamento para outra página logo ao abrir o site.
  4. Frames.
  5. Menus dropdown não indexáveis ou links no elemento OnClick.
  6. Uso excessivo de tags ou atributos obsoletos no html.

Aumente suas visitas já!

Dicas técnicas:

  1. Crie URL amigáveis. Os links permanentes são primordiais e você não deve cometer o crime de usar urls do tipo pagcont.php?id=0741&cod=22. Simplifique o link e use o caminho no estilo /2007/conteudo/titulo-da-pagina/ que trará mais cliques e confiança dos usuários. Você pode fazer isso utilizando o mod_rewrite no .htaccess.
  2. Otimize a tag title. Toda página deve ter o <title> diretamente relacionado com seu conteúdo. Já foi provado que usar o título da página corretamente é uma das maneiras mais eficazes de atrair novos usuários.
  3. Use os atributos alt e title. Os robôs de busca trabalham somente com o modo texto então você deve deixar claro o que significa cada imagem e cada link dentro do seu conteúdo e os atributos alt=”” e title=”” servem para isso.

Dicas de conteúdo:

  1. Evite repetição de palavras e expressões. Procure por novos termos e use sinônimos para enriquecer seu conteúdo e aumentar a qualidade das suas palavras-chave. Mas atenção, não abuse dessa técnica ou o efeito será exatamente o contrário: textos cansativos e usuários insatisfeitos.
  2. Ofereça novas opções de conteúdo. Crie links entre as seções de seu site e ofereça conteúdo relacionado. Com isso você poupa o tempo de seu usuário com novas buscas, sugere opções relevantes dentro de seu próprio conteúdo e ainda alimenta uma possível fidelidade do usuário.
  3. Organize seu conteúdo. Tenha um mapa do site, agrupe o conteúdo por temas ou tags, facilite a navegação e tenha uma caixa de buscas bem a vista.

Esse é apenas o arroz com feijão da otimização de um site para obtenção de visitas. São técnicas extremamente simples que darão retorno imediato se usadas sabiamente.