Atualize seu Navegador – Conheça o updateyourbrowser.net

[Are you looking for an English version of this article?]

Se você desenvolve para web sabe o quanto é trabalhoso e irritante ter que fazer sites cross-browser. O principal motivo para essa frustração é que uma quantidade razoável de usuários ainda está usando o Internet Explorer 6, um navegador antigo, com falhas de segurança, que renderiza de uma maneira bem diferente dos outros browsers e dá suporte para bem poucos seletores e propriedades CSS.

A idéia é fazer que os usuários migrem para o Internet Explorer 7 ou ainda escolham um novo browser como o Mozilla Firefox ou Google Chrome, que são browsers com rendering mais próximo dos padrões. Desta forma, quem sabe um dia não conseguimos transformar a quantidade de usuários de IE6 em uma minoria absoluta dentro das estatí­sticas de visitas de nossos sites.

Fomentando essa idéia e inspirado no finado trabalho do savethedevelopers.org, criei o site update your browser (atualize seu navegador), que fornece um código javascript para você colocar no seu site e que avisará aos usuários de IE6 que estão usando um navegador antigo, com falhas de segurança e que devem atualizá-lo para ampliar sua experiência com a web.

uyb

Conto com a comunidade de desenvolvedores para ajudar a divulgar a idéia. O site é recente e vai receber implementações regularmente. Já temos uma versão em inglês saindo do forno, novas opções de browser para serem listadas e também estou otimizando o javascript para ficar ainda mais leve.  Visite o site em http://www.updateyourbrowser.net

[UPDATE] Agora o link http://www.atualizeseunavegador.net também leva para a mesma campanha.

[UPDATE 01/2013] Agora a barrinha aparece corretamente para versões antigas do Opera.

Obrigado por todas as sugestões e continuem comentando. =)