A Origem do Twitternacama.com

Twitter Na Cama é um sisteminha inútil e divertido que criei que é alimentado por informações publicadas pelos próprios usuários. Ele se conecta a API da rede social Twitter, retorna alguma frase publicada e completa com “na cama” no final, dando um novo e divertido sentido ao texto.

twitternacama1

A ideia é baseada em uma brincadeira bem antiga que também é conhecida por usuários do Orkut e minha iniciativa de lançar o site aconteceu em algum momento de ócio na Campus Party 2009, mas acabei deixando na geladeira e só fui colocar em prática alguns dias depois.

Quando peguei pra desenvolver, fiz aquele código descompromissado em um par de horas e coloquei no ar em um domí­nio .com que já havia registrado. Meu objetivo principal era brincar com a API do Twitter e do is.gd (compactador de URL) e lançar como uma ferramenta livre e alimentada pela criatividade dos usuários em selecionar frases que ficariam boas com o duplo sentido.

Logo depois de divulgar entre alguns conhecidos passei a receber uma boa quantidade de feedback de vários usuários do Twitter.

 

twitternacama2_04

Tudo ia bem tranquilo até eu colocar o sistema de Timeline diní¢mica (que publicaria no perfil @nacama tudo que fosse publicado no twitternacama.com). Foi aí­ que coisa cresceu de uma maneira incrí­vel. Os Replies automáticos fizeram a brincadeira se alastrar de forma viral e o site (que nem existia algumas horas antes) bateu a marca de 5000 pageviews (2000 unique visitors) e mais de 300 publicações em apenas uma tarde.

Veja algumas frases que foram publicadas no site:

  • llmuniz: Paranapiacaba, talvez. Mas aí­ deve dar pra mais de 60 na cama.
  • brocoxo: Conheça Rock Rocket! tem um estilo parecido com Matanza, em especial para a faixa tí­tulo do cd deles. Esqueci de mencionar antes na cama.

Eu não tinha dado nenhuma informação sobre como publicar as mensagens no site – e nem deu tempo! Enquanto a rede era massacrada por posts “na cama”, muita gente ainda nem tinha entendido a brincadeira.

No final daquele mesmo dia eu coloquei uma seção explicando melhor e dei um gás no site. Fiquei muito feliz com a repercussão, tanto elogios quanto crí­ticas (apareceu até no Sedentario) e mesmo sabendo que não tem utilidade ou muita graça na maioria das vezes, por um momento pode ser muito divertido. E muita gente se divertiu.

No fim das contas foi uma ótima experiência e agradeço a todos que apoiaram de alguma forma. O site continua (e vai continuar) no ar e tem usuários postando a todo momento. Se você não conhece ainda, siga o @nacama no Twitter e veja os últimos publicados. Eu também estou no Twitter, pode me encontrar no @richardbarros.

Gostou da ferramenta? Que tal um serviço que integre redes sociais (Twitter, Flickr, Orkut, etc) para seu produto ou empresa? Entre em contato =)