O que o Google fez com o botão “Adicionar Aba” do Chrome?

O que o Google fez com o botão “Adicionar Aba” do Chrome?

Update (Maio de 2020): Hoje podemos ver que a solução não durou tanto tempo assim e acabaram voltando com o botão de mais na interface como você pode verificar na imagem abaixo.
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Captura-de-Tela-2020-05-16-às-18.31.56.png
Mas a discussão do artigo foi muito rica àquela época, segue o fio:

As interfaces de vários programas e apps que usamos no nosso dia-a-dia recebem leves modificações o tempo todo – e as vezes nem percebemos que foram atualizadas.

No meio da última atualização do Google Chrome (e do Chrome Os), reparei que alteraram um item um tanto quanto controverso. Fiquei me perguntando por alguns minutos o que levou a equipe de designers a retirar o + do “Nova Aba” – e deixá-lo apenas como um botão vazio ao lado das abas. Olha só como ficou:

Eu mesmo achei que fosse um bug no iní­cio (Sim, cheguei a reiniciar o navegador!). Aproveitei para ver se em outras máquinas daqui também tinha alterado e sim, tinha. Uau! Coragem!

Como o Chrome é um projeto open-source, fui dar uma pesquisada e encontrei neste report que foi uma decisão da equipe baseada em estudos de user experience. Segue a tradução livre do trecho:

Pesquisas no campo de experiência do usuário nos confirmaram que além dessa mudança não reduzir a qualidade da usabilidade, pode levar inclusive a uma percepção aprimorada da interface do navegador.

Na mesma discussão, algum tempo depois, um usuário apontou que a solução não parecia tão óbvia assim:

O “+” do ícone de abrir uma nova aba não está aparecendo no Google Chrome. Usuários estão solicitando que o “+” seja restaurado como um auxí­lio visual do propósito da ação de adicionar uma nova aba, visto que a solução atual não possui sequer uma tool-tip com esta indicação.

A decisão da equipe logo de cara me pareceu bem arbitrária, mas parando um pouco pra pensar, o navegador de internet já é há muito tempo o software mais usado de todos, não é verdade? Se pudermos considerar que 100% dos usuários de internet já sabem para que serve esse botão e que os restantes podem aprender facilmente sua utilidade, pra que ser redundante? Em contra-partida, eu não lembro de ter visto em nenhum outro lugar um botão sem legenda, indicação e tão solto em nenhuma interface.

Será que eles voltam atrás na decisão? Será que os outros navegadores vão começar a copiar?