Mobilidade: 5 dicas para turbinar seu Smartphone

Samsung i321nHá pouco mais de um mês adiquiri um Samsung i321n para alimentar minha sede geek por tecnologia e mobilidade.

A idéia principal era poder ler e-mails em qualquer lugar, estar com meus feeds sempre à mão e poder visualizar e testar meus sites pelo browser do aparelho. Isso é claro, sem esquecer da câmera, agenda, tarefas, gravador de áudio e até, quem sabe um dia, eu não o usasse para fazer ligações (risos).

Ainda estou brigando um pouco para deixá-lo do meu jeito, mas isso é questão de tempo. Já havia instalado o Hubdog, um leitor de feeds, e meus e-mails pessoais já estavam devidamente configurados.

Na última semana, porém, com um pouco mais de disposição em conhecer o aparelho e suas possibilidades e com uma agitação além do normal na blogosfera sobre o assunto, encontrei muita informação sobre como turbinar meu smartphone.

Como melhorar seu Smartphone

  1. Leitor de RSS. O meu querido Netvibes lançou uma versão mobile em http://m.netvibes.com e já até desinstalei o Hubdog. Meus feeds organizados do jeitinho que gosto direto na tela do browser do meu celular.
  2. Browser. Troquei o IE pelo Opera Mobile pelo simples motivo de o IE não ter um controle descente sobre o Zoom e tamanho das fontes. Recomendo =)
  3. Controle de Tráfego de dados. No blog da Bia Kunze (Garota sem Fio) vi um post bem legal sobre programas de controle de tráfego de dados. Eu optei pelo GPRS Traffic Monitor e já estou muito satisfeito.
  4. Serviços Web. Eu sei que não dá pra resumir serviços web em Google, mas já é um começo. A gigante está lançando versão de todos os seus sites para o público mobile e Gmail e até o Maps já possuem versões para celular no http://mobile.google.com/. Dica do Undergoogle que defende que com isso qualquer celular pode virar um Google Phone.
  5. Joguinhos (porque ninguém é de ferro). Que tal um programa que emula jogos do bom e velho console Mega Drive? A dica é do Jonny do Infoblog e ele até ensina passo-a-passo como instalar.

As dicas servem também para o Moto Q e qualquer outro aparelho que use o Windows Mobile 5. Ou no caso das dicas de websites, basta ser um celular com acesso à internet. Então, divirtam-se!