Firefox: 5 plugins de desenvolvimento que podem mudar sua vida

Trabalhar com desenvolvimento web sem o Mozilla Firefox é quase que voltar à idade da pedra com tantas facilidades que algumas de suas extensões nos proporcionam.

Meu Firefox tanto em casa quanto no trabalho está equipado com diversos plugins que ajudam muito na criação de páginas e sistemas para o web e já não sei viver sem alguns deles. Separei então uma listinha com os cinco complementos que acho essenciais para qualquer desenvolvedor web.

  1. Web Developer Toolbar: Esse plugin é o principal e ele faz praticamente tudo! Ele é uma barra de auxílio no desenvolvimento e tem mais de 100 opções todas muito úteis em alguma etapa do desenvolvimento. Algumas delas:
    • Desabilitar e habilitar: javascript, cookies, css, imagens, cores da página, cache, etc
    • Identificar em tempo real: tamanho ou caminho (path) de uma imagem, divs block level, divs inline, tabelas, frames, elementos obsoletos, formulários, etc
    • E ainda, editar em tempo real o css e o html, medir partes da página com uma régua dinâmica, preencher formulários automaticamente (para quem está testando um página de formulário e tem que preencher toda hora). É tanta opção que fica até difícil de listar!
  2. Firebug: Esse complemento é específico para editar Javascript, Html e Css em tempo real, e pode ser acessado apertando o F12 do teclado. Usando a função Inspect você escolhe qualquer elemento do site e edita na hora, é muito útil para verificar heranças CSS e corrigir erros de layout em tempo real.
  3. Split Browser: Saindo dos plugins grandes e entrando nos menores, o Split Browser simplesmente divide a tela do Firefox em duas simultâneas, muito útil para comparar layouts.
  4. ColorZilla: Este complemento se instala no status do browser e clicando nele o seu cursor vira um conta-gotas que pode pegar qualquer cor da página. Quer colocar o título da cor exata de uma imagem sem ter que abrir o Photoshop pra isso? O Colorzilla faz!
  5. Lorem2Clipboard: Lorem Ipsum com apenas um clique. Lorem Ipsum é um texto em latim que é usado para ocupar blocos de texto em layouts ainda em teste. Com essa extensão do Firefox, você joga o Lorem Ipsum para a área de transferência (ctrl+c) com apenas um clique em seu ícone na barra de status do browser.

Essas extensões funcionam em qualquer sistema operacional que você instalar o Mozilla Firefox e são realmente muito úteis no desenvolvimento de websites e sistemas. Você pode ainda ir até a página de add-ons do Firefox e achar algum que supra suas necessedidades. =)