Como aprender muito rápido usando a lei de Pareto e a regra das 10.000 horas

Como aprender muito rápido usando a lei de Pareto e a regra das 10.000 horas

Alguns anos atrás eu tive contato com o livro Outliers (Fora de Série, 2011) e o principal conceito que ele apresenta é a regra das 10.000 horas: uma tese de que são necessárias 10.000 horas para você ficar mestre em qualquer habilidade que quiser desenvolver.

Mas não é apenas um mestre especialista ou uma pessoa habilidosa. Com as 10.000 horas você se torna um outlier, uma pessoa de habilidade inigualável e que pode vir a ser até reconhecida mundialmente (World Class Level, segundo o livro).

O autor coloca na mesa uma série de exemplos práticos e derruba lendas de pré-disposição ou “dom”, ou seja, defende que habilidades (ou skills) podem ser aprendidas por qualquer pessoa, desde que a pessoa pratique por muito tempo e com disciplina. Pode ser um esporte, um campo de estudo, um jogo como o Xadrez ou até um instrumento musical.

Existe Dom? Existe talento natural?

Parece muito fácil falar assim, mas 10.000 horas são equivalentes a muita prática e dedicação. Seria necessário para atingir essa meta, por exemplo:

  • 3.5 anos de dedicação se desenvolvendo 8 horas por dia
  • 7 anos de dedicação se desenvolvendo 4 horas por dia
  • 14 anos de dedicação se desenvolvendo 2 horas por dia. Todos os dias.

Aqui o autor vai atrás de atletas exemplares e também de cientistas que ele considera “fora de série” e encontra neles o mesmo padrão. Todos eles, sem exceção, se prepararam e se desenvolveram com dedicação por muitos anos e muitas vezes desde criança. Pessoas que tornaram gênios do seu tempo e que adquiriram habilidades incomparáveis.

Aprendizado com disciplina

O primeiro passo para você desenvolver uma habilidade é descobrir qual a habilidade que você quer desenvolver. Você quer passar numa prova? Aprender um instrumento musical? Ser tornar um profissional melhor?

Entender a sua Skill é essencial para você planejar as suas horas de estudo e prática. E se você estudar somente o necessário, na melhor ordem, com os melhores modelos de aprendizagem, você poderia até mesmo chegar no resultado das 10.000 horas antes de atingir as 10.000 horas. E aí­ que entra o princípio de Pareto.

O Princípio 80/20 (Lei de Pareto)

O princípio 80/20, ou lei de Pareto, foi criada pelo economista italiano Vilfredo Pareto e diz que: 20% das ações provocam 80% dos resultados. Tudo começou quando Pareto demonstrou que aproximadamente 80% da terra na Itália pertencia a 20% da sua população. Em paralelo Pareto também percebeu que em seu jardim, 20% das vagens continham 80% das ervilhas. E, assim por diante, começou a observar que essa proporção poderia se encaixar em muitos outros universos.

Alguns exemplos demonstrando a lei de Pareto:

  • A Microsoft notou que, ao corrigir os primeiros 20% dos bugs mais relatados, 80% dos erros e panes relacionadas em um dado sistema seriam eliminados.
  • Cerca de 20% dos esportistas participam de 80% das grandes competições e, destas, 20% ganham 80% dos prêmios.
  • Também é comum em negócios dizer que “80% do seu faturamento vêm de 20% dos seus clientes”

Aplicando Pareto na regra das 10.000 horas

Agora que você conhece os 2 princípios… e se aplicássemos o conceito do 80/20 na teoria das 10.000 horas? Isso quer dizer que.. se estudássemos 20% das 10.000 horas da maneira mais eficaz possível, teríamos o equivalente a  8.000 horas de resultados. Isso nos deixaria muito perto de sermos um World Class Master com apenas 2.000 horas de aprendizado e dedicação (!).

Assim, atualizando a regra das 10.000 horas com os 20% de Pareto, os resultados ficariam assim:

  • 3 anos de dedicação se desenvolvendo 2 horas por dia.
  • 1,5 ano de dedicação se desenvolvendo 4 horas por dia
  • 8 meses de dedicação se desenvolvendo 8 horas por dia. Todos os dias

Não é incrível? Para isso, não precisamos ir muito longe. Apenas seguir algumas técnicas de Speed learning com uma boa disciplina diária.

1. Defina exatamente a habilidade que você deseja desenvolver

Saiba exatamente a prova que você quer passar, conheça o instrumento que você quer tocar, conheça o cargo para o qual você está se preparando. Aprenda o máximo sobre o desenvolvimento que você procura obter.

2. Identifique os pré-requisitos para ser excepcional nesta habilidade

Qualquer habilidade vai exigir que você possua um histórico de aprendizados (background de conhecimento). Se você quer desenhar bem, por exemplo, precisa ter noções de perspectiva, praticar coordenação motora. Nesta etapa você precisa dar um passo para trás e listar todas as habilidade pré-requisitos do seu objetivo principal.

3. Pratique. O. Tempo. Todo.

Não vai ter outra maneira de dizer isso, mas use todo o seu tempo disponível possível para praticar. Cada segundo na sala de espera do médico, na fila do ônibus, assistindo televisão, enquanto está no escritório, vai contar para seu objetivo final. Cada hora de prática é uma hora mais perto que você vai estar do seu objetivo.

Motivação e disciplina

A cada dia que passar, você vai se perceber mais perto do seu objetivo. Inclusive misturar esses dois conceitos foi determinante para minha evolução como empreendedor e também como músico. Muita prática. Se quiserem até posso contar a história de como aprendi trombone.. fica pra uma outra hora…