5 dicas rápidas para a vida de Freelancer

Não que eu seja tão experiente, mas já passei por caminhos sinuosos nessa estrada dos trabalhos autônomos e já tenho alguma noção principalmente sobre erros que não devem ser cometidos novamente.

Este é apenas um guia de consulta rápida para quem está entrando no ramo de Freelas.

  1. Explique a solução, não a tecnologia. Seu cliente não sabe o que é ajax ou a diferença entre html e php. Então seja claro e mostre sua solução sem entrar em termos tecnológicos.
  2. Seu cliente não está fazendo um favor para você. Você está prestando um serviço, então seja justo com o orçamento (principalmente para você) e saiba dizer não.
  3. Não descanse no PC. Ficar de bate-papo ou vendo sites não vai ajudá-lo a descançar, vá dar uma volta no quarteirão ou tirar um cochilo.
  4. Faça Backups regularmente. Crie uma rotina própria de backups e tenha sempre uma cópia reserva de seus projetos em DVD, Pendrive ou até em um HD espelhado.
  5. Ligue o “Modo Trabalho”. Organize suas tarefas, estabeleça prazos e cumpra-os. Desligue telefones, avise a todos da casa e quando estiver trabalhando não deixe que nenhum fator externo interfira em seu rendimento.

Se quiser mais dicas sobre como trabalhar em casa e lidar com a vida de freelancer pode começar por esses links:

  1. Trabalhar em casa: 10 dicas para aumentar sua produtividade (Efetividade.net)
  2. The alphabet of a freelancer [en] (Mainframe.gr)

Você ainda pode aumentar sua produtividade com:

  1. Firefox: 5 plugins de desenvolvimento que podem mudar sua vida
  2. 2 monitores no seu PC