Tab Index: Navegação mais acessível no Flash

Já tentou navegar na internet sem usar mouse? Bem difícil, você diria. Mas é assim que um usuário com deficiência motora, por exemplo, navega, na base do Tab e Enter.

Agora imagine a dificuldade que este mesmo usuário teria tentando navegar em um site totalmente desenvolvido em Flash. A Macromedia/Adobe já dá uma ajuda ao indexar automaticamente os botões para ficarem acessíveis ao teclado com o Tab/Enter, mas cabe ao desenvolvedor organizar essa navegação. Isso, apesar de muito simples de fazer, praticamente ninguem faz.

Conheca o tabIndex

O tabIndex é uma propriedade do flash que define a quantidade de tabs que o usuário deve apertar até chegar em determinado botão e, consequentemente, permite organizar a navegação e deixá-la mais acessível.

A sintaxe do tabIndex é bem simples.

nome_do_botao.tabIndex = X;

No caso, nome_do_botao é um nome que você define e X é o índice, ou seja, quantos Tabs tem que apertar para chegar até o objeto.

Veja um exemplo de navegação sem tabIndex

[flash https://www.richardbarros.com/testes/no_tab_index.swf w=340 h=200]

Agora vamos aplicar o tabIndex aos ítens do menu:

item1.tabIndex = 1;
item2.tabIndex = 2;
item3.tabIndex = 3;
item4.tabIndex = 4;
item5.tabIndex = 5;
item6.tabIndex = 6;
item7.tabIndex = 7;

Veja como fica:

[flash https://www.richardbarros.com/testes/com_tab_index.swf w=340 h=200]

O resultado á bem melhor para quem não pode usar um mouse, não é? Você pode baixar o FLA fonte clicando aqui e conhecer mais sobre acessibilidade no site AcessoDigital.net.